Durante trinta dias, as folias Sertão dos Picos, Sertão do Meio e São Patrício percorreram três regiões rurais destintas para viver tradição que já dura 272 anos
No último dia 29, Após quatro semanas de muita louvor e celebração, chega ao final as comemorações da tradicional Festa do Divino de Pilar de Goiás. O ápice da festa aconteceu quando o Tradicional Cortejo Imperial percorre as ruas dos casarios antigos de Pilar de Goiás, desde a casa do Imperador até a Igreja Nossa Senhora do Pilar.
Em meio as cores bem fortes, velas e muita fé, o cortejo do Imperador, que saiu da casa do ex-prefeito Vateco, foi acompanhado por diversos participantes, tais como: Alferes, guias, contra-guias, ajudantes e catireiros. Fieis dos quatro cantos do município e de outras cidades também acompanharam o cortejo Imperial do Divino, em direção a igreja matriz, onde o padre Beneval, solenemente, celebrou a Missa em honra ao divino Espirito Santo para o fim do evento.
Após a santa missa, novamente, os fieis em procissão seguiram o secto do Imperador para o lado esterno da Igreja, onde grupo de senhores da Irmandade do Santíssimo esperava para receber e erguer o mastro, que mede aproximadamente 30 metros de comprimento, e que leva um estandarte com imagem do Divino Espirito Santo. Uma grande queima de fogos de artificios marcou e iluminou o ritual secular de fé.
A 272ª edição da tradicional Festa do Divino Espírito Santo foi representada este ano pelo Imperador Sávio Soares (prefeito de Pilar) e pela Imperatriz Gesyellen Kamilliy. A celebração recorda a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas depois da Páscoa.
Ao final aconteceu uma quermesse da paróquia de Pilar de Goiás para celebrar o momento, uma grande oportunidade para apreciar comidas tipicas e participar de um bingo.